domingo, 12 de agosto de 2007

RACISMO, OU NÃO?! ...

Hoje, pela manhã, ao desfolhar o Diário de Notícias, deparei-me com o seguinte título:

Jovem expulso de curso diz-se vítima de racismo

comecei a ler a notícia, não que este assunto fosse algo de inédito, mas, quando se apregoa tanto a integração de jovens de diferentes culturas no nosso mundo laboral, algo se teria passado, de muito grave, para que este fosse afastado. Então, segundo o DN, este jovem, de 18 anos, que frequentava a quarta e última unidade do curso de Instalação e Sistemas Informáticos, no Centro de Formação Profissional de Sintra, sonhando em regressar ao ensino a fim de concluir o secundário e, após isso, fazer um curso superior de computadores, foi expulso quando não gostou de ser alvo, por parte de um colega, de "afirmações xenófobas"; na sequência destas, o jovem ter-se-á envolvido com o colega no que ele chama "uma briga entre rapazes" que lhe deu direito a uma expulsão do curso e, quiçá, mais um jovem, sem rumo, a juntar a tantos outros. Na envolvência deste caso, encontra-se o colega agredido que "prefere não falar", dizendo somente: "Não foi nada de especial. Foi uma coisa de rapazes. Não me deu porrada. Não fui eu que decidi o castigo!"; e, o posto médico do centro, que emitiu um relatório, onde indica que ao jovem agredido foi feita "uma limpeza e desinfecção de escoriações com Betadine; colocaram gelo no olho esquerdo e nos lábios e administraram Ben-u-ron". Com é natural(!), após a expulsão, foi aberto um inquérito disciplinar contra o outro formando; garantindo, o director do CFPS, que não estão fechadas as portas ao jovem expulso, caso se venha a apurar a veracidade das afirmações xenófobas "terão muito gosto em o aceitar". Aí sim, será reintegrado "em outra turma e altura do ano".
Entretanto, este jovem já deu uma lição a quem a queira aprender, e respondeu a um anúncio para cantoneiro!


Fiquei incrédula (se é que algo, já me possa pôr nesse estado, neste País), perante tamanho empenho e zelo do responsável por este centro; não quer isto dizer, que ele não deva existir! Mas, porque não, alargá-lo às outras instituições de norte a sul onde crianças são expoliadas dos seus bens, diariamente, agredidas e/ou assediadas, professores maltratados e agredidos?...


- Será que existe mais do que uma política educativa no nosso País e, eu não sei?!

- Será que não queremos tirar os jovens da rua e integrá-los numa sociedade útil e, eu não sei?!
- Será que não queremos ter orgulho nos nossos jovens, independentemente da raça ou cor e, eu não sei?!

- Será...............?!


Fiquem bem...