domingo, 28 de dezembro de 2008

... 2009 ...


A poucos dias de entrarmos, pé ante pé, num novo ano, eis que nos vemos envolvidos de uma panóplia de meios a publicitar festas, populares ou privadas, mas cujo o fim é o mesmo: dar as boas vindas ao ano de 2009.
A euforia instala-se. Pensam-se nas vestimentas mais apelativas, nos dourados e nas lantejoulas; marcam-se lugares para não se ser surpreendido pela palavra que não se quer ouvir nesta época, "Esgotado"; instala-se a lufa-lufa do cabeleireiro, esteticista, costureiro,... .
Mas digam-me que estou enganada! Nada disto se vai passar este ano.
Claro que não! Que disparate o meu!
Estamos, ainda, no rescaldo da onda de solidariedade do Natal. Continuamos todos empenhados em ajudar. Há crianças que continuam sem tecto, sem comer, sem agasalhos; continua a violência doméstica; corpos "sem vida", continuam a deambular por ruelas escuras, procurando um recanto do passeio onde passar a noite.
Nada mudou de 25 de Dezembro para cá.
Continuamos a ver, diariamente, mais do mesmo.
Pois, então, façamos do cliché tão utilizado nesta época "Natal é quando um Homem quiser", uma frase a aplicar sempre que passarmos ao lado da realidade que nos ladeia e, para a qual muitas vezes temos uma atitude autista.
Natal é Nascimento. Todos os dias nascem novos Seres.

Vamos pensar nisto...

... até já ...