segunda-feira, 27 de agosto de 2007

PAI ...

(foto do afonso)

Há precisamente um ano, partiste.

Pela calada da noite, surgiu um ténue sinal, que nos queria avisar de que algo não estava bem. Não o soubemos/quisémos interpretar; e, ao levar-Te para que se dissipasse aquele mau estar que Te tinha invadido, ninguém imaginava que ias partir sem aviso , nem despedida.

O soar, estridente, do toque do telefone, pela madrugada, foi o último contacto, amargo, de quem tem uma missiva para entregar: "Agora, há que tratar dos trâmites legais".


Passaste de um corpo, sempre presente, a uma saudade.


Não mais Te pude ver. Guardei as últimas palavras que trocámos, sentado naquela "carrinha amarela", brincando, horas antes da tua partida sem regresso. O Teu último olhar. O último gesto, a minha última carícia.


Levaste, contigo, um pouco de nós; mas, no nosso coração, ficará, eternamente, a Tua presença, os momentos bons e menos bons que passámos juntos, o Amor mútuo que existia, a cumplicidade de dois amigos; em suma, ficaste Tu.


Passado um ano, a Tua presença é diária nas nossas vidas: nos espaços, nos objectos, nos hábitos, ...


Porém, estou a aprender a conviver com a ideia, de que foste no momento que Te era devido e, que Te tornaste, no Céu, mais um pontinho brilhante que está sempre de vigia e nos protege.


Descansa serena e tranquilamente.

Descansa na Paz do Senhor.

Um beijinho ...

terça-feira, 21 de agosto de 2007

"FUMAR SEM POLUÍR" ...

Saíu, hoje, no jornal As Beiras, uma notícia que me deixou confusa.

Um emigrante português, em França, fez uma invenção; "um maço de tabaco com cinzeiro incorporado que promete acabar com as beatas no chão", pois, armazena cigarros e beatas, ao mesmo tempo.
Feita a descoberta, fez questão de se dirigir, de imediato ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial, a fim de registar o seu invento: o PACKECO.
Pelo que percebi, este nome ficou a dever-se ao facto de ser um Pack, altamente, ecológico. Sim, porque segundo o próprio diz "é acima de tudo um projecto ecológico"
Para além desta alta qualidade, apresenta outras vantagens:
  • "permite pôr fim às beatas no chão";
  • "pode ser reciclado";
  • "uma tonelada de cartão reciclado é uma tonelada e meia de árvores que não é abatida";
  • "pode ser reciclado até 10 vezes";
  • "e depois ainda pode servir para aquecimento".
Apesar de tudo isto, o inventor ainda terá de esperar; pois, a patente só deverá sair " lá para o fim do ano". No final da leitura desta notícia, a minha confusão estava nos malefícios (ou não) do tabaco. Gastam-se milhões em campanhas para alertar os cidadãos de que fumar mata, criam-se leis de proibição de fumar em, alguns, locais públicos e, em seguida, registam-se patentes de maços de tabaco em que, o comum do mortal, não tem que se preocupar em onde pôr a beata(?) do cigarro pois, o cinzeiro vem incluído.

Afinal, em que ficamos?!
Não faço juízos de valor; deixo, isso, para quem queira e se sinta à vontade de o fazer.


Até à próxima...

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

MEU IRMÃO BRANCO ...

Quando eu nasci, era negro
Quando eu cresci, fiquei negro.

Quando eu vou ao sol, eu sou negro.

Quando eu estou com frio, eu sou negro.

Quando estou com medo, eu sou negro.

Quando estou doente, eu sou negro.

Quando eu morrer, eu serei negro.


E tu, meu amigo branco…


Quando nasceste, eras rosa.

Quando cresceste, ficaste branco.

Quando vais para o sol, ficas vermelho.

Quando tens frio, ficas roxo.

Quando tens medo, ficas branco.

Quando estás doente, ficas verde.

Quando morreres, ficarás cinza.


E depois de tudo isto, homem branco,

Ainda tens a coragem

De me chamar homem de cor?!


Poeta africano anónimo (adaptado)

domingo, 12 de agosto de 2007

RACISMO, OU NÃO?! ...

Hoje, pela manhã, ao desfolhar o Diário de Notícias, deparei-me com o seguinte título:

Jovem expulso de curso diz-se vítima de racismo

comecei a ler a notícia, não que este assunto fosse algo de inédito, mas, quando se apregoa tanto a integração de jovens de diferentes culturas no nosso mundo laboral, algo se teria passado, de muito grave, para que este fosse afastado. Então, segundo o DN, este jovem, de 18 anos, que frequentava a quarta e última unidade do curso de Instalação e Sistemas Informáticos, no Centro de Formação Profissional de Sintra, sonhando em regressar ao ensino a fim de concluir o secundário e, após isso, fazer um curso superior de computadores, foi expulso quando não gostou de ser alvo, por parte de um colega, de "afirmações xenófobas"; na sequência destas, o jovem ter-se-á envolvido com o colega no que ele chama "uma briga entre rapazes" que lhe deu direito a uma expulsão do curso e, quiçá, mais um jovem, sem rumo, a juntar a tantos outros. Na envolvência deste caso, encontra-se o colega agredido que "prefere não falar", dizendo somente: "Não foi nada de especial. Foi uma coisa de rapazes. Não me deu porrada. Não fui eu que decidi o castigo!"; e, o posto médico do centro, que emitiu um relatório, onde indica que ao jovem agredido foi feita "uma limpeza e desinfecção de escoriações com Betadine; colocaram gelo no olho esquerdo e nos lábios e administraram Ben-u-ron". Com é natural(!), após a expulsão, foi aberto um inquérito disciplinar contra o outro formando; garantindo, o director do CFPS, que não estão fechadas as portas ao jovem expulso, caso se venha a apurar a veracidade das afirmações xenófobas "terão muito gosto em o aceitar". Aí sim, será reintegrado "em outra turma e altura do ano".
Entretanto, este jovem já deu uma lição a quem a queira aprender, e respondeu a um anúncio para cantoneiro!


Fiquei incrédula (se é que algo, já me possa pôr nesse estado, neste País), perante tamanho empenho e zelo do responsável por este centro; não quer isto dizer, que ele não deva existir! Mas, porque não, alargá-lo às outras instituições de norte a sul onde crianças são expoliadas dos seus bens, diariamente, agredidas e/ou assediadas, professores maltratados e agredidos?...


- Será que existe mais do que uma política educativa no nosso País e, eu não sei?!

- Será que não queremos tirar os jovens da rua e integrá-los numa sociedade útil e, eu não sei?!
- Será que não queremos ter orgulho nos nossos jovens, independentemente da raça ou cor e, eu não sei?!

- Será...............?!


Fiquem bem...

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

AGOSTO ...

A madrugada vai caminhando lentamente enquanto, eu, sentada frente a este teclado, luto contra um turbilhão de pensamentos que me invadem.
É Agosto. A cena repete-se.
Ano após ano fui-lhe declarando uma resistência, inconsciente.
Ao longo de 11 meses os planos são muitos: férias, praia, mar, sol, ..., enfim, o merecido repouso de quem luta pela sua subsistência.
Mas ei-lo chegado, finalmente.
Com ele vem uma angústia desmesurada, uma vontade de não ter vontade, lágrimas que teimam em fazer-se rolar quando insisto em dizer que é um cisco; penso, então, que isto é a negação da felicidade.
Porquê? Porquê?

Os que me rodeiam acarinham-me, dão-me o Amor que me alimenta.
Hoje, dei comigo a vaguear, pelo interior dos meus pensamentos. Tirei algumas ilacções.
Agosto de 2006, o mês, até hoje, mais fatídico da minha vida.

Terão sido premonições, que tive, ao longo destes Agostos, que gostaria , com garra, poder arrancar do calendário?

Por Ti, uma lágrima rola...

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

DESCUBRA AS DIFERENÇAS ...

Directora do Museu de Arte Antiga "surpreendida" e "indignada" com afastamento
"A directora do Museu Nacional de Arte Antiga, Dalila Rodrigues, afirmou ter sido hoje "surpreendida" com o seu afastamento do cargo e considerou "inacreditável" ter sido "penalizada por discordar publicamente do modelo de gestão" dos museus nacionais."
...
"O responsável revelou que Dalila Rodrigues foi afastada devido à sua discordância do actual modelo de gestão dos museus nacionais, tutelados pelo IMC, e por ter exigido condições para continuar no cargo, nomeadamente a autonomia financeira e administrativa. Porém, Bairrão Oleiro comentou que a directora "fez um bom trabalho de divulgação e promoção do museu" que tutelava."
...
"Em resposta, Dalila Rodrigues garantiu que "a defesa da autonomia nunca colocou o MNAA em risco" e fez um balanço muito positivo do trabalho desenvolvido desde 2004. "Pelo contrário, desde que aqui estou, os visitantes aumentaram devido à nova programação de exposições e outras iniciativas, as receitas também, e foram realizadas obras de remodelação urgentes porque consegui mecenas para as fazer", sustentou."
...
"Dalila Rodrigues considera ter sido afastada "unicamente" porque exprimiu "publicamente uma discordância acerca do modelo de funcionamento do museu" e manifestou "indignação" por lhe terem sido retirados apoios que tinha conseguido para o MNAA."
...


José Sócrates já esperava arquivamento de inquérito à sua licenciatura
"O primeiro-ministro, José Sócrates, "nunca esperou" outro resultado que não o arquivamento do inquérito à sua licenciatura em Engenharia na Universidade Independente determinado pela Procuradoria-Geral da República e hoje anunciado."
...
"O primeiro-ministro nunca esperou outro resultado que não aquele que o inquérito veio a apurar, mas a verdade é que a conclusão deste processo deixa ainda mais claro o que muitos portugueses certamente já tinham percebido: a campanha desenvolvida contra o primeiro-ministro foi uma campanha totalmente destituída de fundamento e não teve outro objectivo senão o de caluniar e atacar pessoalmente o primeiro-ministro", referiu o gabinete do primeiro-ministro à Lusa."
...

Notícias publicadas hoje, dia 1 de Agosto, na edição do Público online.

Agora que começaram as férias para a maioria dos portugueses nada melhor que alguns passatempos que nos mantenham actualizados e distraídos. Sim , que estamos fartos que nada aconteça...

...relaxem...