quarta-feira, 27 de junho de 2007

AOS TEUS 17 ANOS ...

Pacato
A
migo
Responsável
Ambicioso
Brincalhão
É ele
Naturalmente
Sincero


Adora
Fotografia
O Mundo
Natureza
Só pode ser
O AFONSO

Há 17 anos atrás nasceu um bebé que nos fez o casal mais feliz do mundo. Esse bebé vir-se-ia a chamar Afonso.
Foram noites mal dormidas; noites passadas a ouvir guizos, cantar, bater palmas; enfim, um sem número de actividades nocturnas que só tinham, mesmo, a finalidade de nos chamar para a brincadeira.
A tudo resistimos .
Tudo ele tentou.
Tudo valeu a pena.
Hoje, continuamos a ser o casal mais feliz do mundo.
Somos pais do Afonso.

Beijoca ...

domingo, 24 de junho de 2007

MUITO OBRIGADO ...


No olhar de uma criança habita a pureza das emoções. O brilho dos seus olhos é o reflexo da luz que lhes vem da alma e que faz delas isso mesmo ... crianças
Com a alegria contagiante de uma criança, nós revemo-nos nos momentos recônditos da nossa infância, onde as gargalhadas se soltavam, pelo ar, como chilrear de passarinhos, envolvendo nelas os que nos eram próximos; as brincadeiras surgiam , a cada momento, levando a imaginação tão longe quanto possível; e, as carícias, de mãos que nos afagavam o rosto, com movimentos leves e ternurentos que nos enchiam o ego.
Ao longo deste ano lectivo, muitos foram os momentos em que me senti uma criança entre outras: brinquei, cantei, dancei, ... , senti-me renascer das cinzas a, que no fim do Verão, as vicissitudes da vida me reduziram. Chegaram ao fim estes momentos. Amanhã, quando voltar ao trabalho, este não será, já, um prazer mas sim uma obrigação laboral. Vou sentir a falta do burburinho das suas vozes, das discussões infantis que em nada dão, das gargalhadas que ecoam num espaço a si reservado, no barulho dos pulos que dão na procura da sua liberdade... Não me vai ser fácil. Este foi um ano que me marcou profundamente; quer pelos alunos, que foram companheiros de trabalho fantásticos; quer pelos familiares, que me proporcionaram momentos maravilhosos e, que em cada um, tenho a certeza, ter um amigo; quer pela senhora, para ali contratada a fim de fazer a limpeza, que me proporcionou um ambiente de trabalho harmonioso e com muito brio onde qualquer um se sentiria bem a trabalhar, ...
A todos, deixo aqui uma anotação, neste Bloco, do meu carinho e gratidão...

.. até já...

terça-feira, 19 de junho de 2007

FÉRIAS, ATÉ PARA O ANO ...

Prestes a terminar um ano lectivo que me foi, particularmente, muito difícil, tal como as outras pessoas, anseio por um período de descanso. Pois, mas não sei se terei feito algo, por merecer tal recompensa; julgo que não!
Quando, tal como milhares de outros professores, no ano lectivo transacto concorri, fi-lo sob a bandeira, que a srª ministra agitava, de concurso para 3 anos.
Colocados, on-line, os resultados dos concursos, vi-me confrontada com a 1ª contrariedade profissional: fui catapultada a 40 km de casa; isto, depois de já me encontrar nas zonas limítrofes de mesma e com 21 anos de serviço. A meio do ano, surgiu a 2ª contrariedade: a escola encerraria no final do ano lectivo. Talvez esta, não o fosse, não tivesse eu sido recebida da forma mais calorosa, que alguma vez o tinha sido, na minha carreira. Pensei, então, que nada pior faltava acontecer-me.
Hoje, ao consultar o site de um Sindicato, fiquei estarrecida.

Estava completamente enganada, ao pensar que os contratempos tinham findado. Eis que me deparo com mais uma pérola, daquelas a que nos habituou a srª ministra da Educação: os concursos, com todos os seus trâmites, para os professores sem componente lectiva, no próximo ano, realizar-se-ão ao longo do mês de Agosto, conforme o calendário que aqui transcrevo (quem sabe, não será útil a mais alguém, que não mereça férias, assim como eu?!...):


Calendarização do Concurso 2007/2008
fonte:

DATAS:
6
Agosto
  • DACL (Destacamento por Ausência de Componente Lectiva)QZP sem afectação
  • Contratados sem colocação
13
Agosto
  • Validação da Candidatura inteligente (3 dias +1 +1
20
Agosto
  • Listas provisórias de graduação
  • Reclamação integrada
27
Agosto
  • Carregamento de horários das escolas
  • Renovação de colocação de contratados
3
Setembro
  • Listas definitivas de graduação
  • Listas de colocação por necessidades residuais

Prometo, para o próximo ano, empenhar-me mais no meu trabalho para, assim, ter as merecidas férias, tal como os comuns dos mortais (incluindo quem dita as regras)...

... até eu me recompor...

domingo, 17 de junho de 2007

DOMINGO ...


Ao abrir os olhos, já o sol espreitava pelas frestas de uma persiana,descuidadamente, mal fechada.
Que dia é hoje? Que horas são? Meu Deus estou atrasada...
Saltei da cama. Abri a persiana e, a muito custo, fui pestanejando deixando entrar, lentamente, a claridade em meus olhos. Um silêncio intrigante invadia a rua; onde, só se ouviam, os piados de alguns passaritos que, atrevidos, esvoaçavam rapidamente. Coitados, enormes novelos escuros iam invadindo o céu anunciando a chuvada que se avizinhava. Cada um, em sua direcção, procurava um abrigo... e eu, ali estava extasiada, olhando o mundo lá fora; mas, afinal, que dia é hoje e que horas são?!
Atrás de mim, ouvi um remexer na cama; olhei para trás e, lá estava quem me chamava, àquela realidade que eu, realmente, queria ouvir:
- Fecha a persiana! Que aconteceu para estares levantada a um Domingo às sete e dez da manhã?!
Fiquei estarrecida! Como é possível?! Fechei tudo. Com muita atenção, verifiquei que não entrava qualquer réstea de luz.
Voltei para a cama, enrosquei-me e, desta vez, adormeci a ouvir as chapadas que a chuva, fortíssima, dava na minha persiana.
Mas, amanhã, não se repetirá esta cena; porque, aí sim, será 2ª feira...

... até lá...

quarta-feira, 13 de junho de 2007

DESAFIO ...

A vida nem sempre é aquilo que queremos, os dias não duram o que necessitamos e, por vezes, graças a este conjunto falhamos quando não queremos.
Esta minha anotação serve para me desculpar junto de duas pessoas; lembraram-se de mim, deram-me a honra de me propor para algo e, eu, até hoje mantive-me no maior dos silêncios.
Pois bem, são elas, o meu filho afonso e Um Poema.
Enquanto, o afonso me desafiou para o Meme, Um Poema propôs-me que partilhasse neste Bloco as minhas últimas cinco leituras e que propusesse outros cinco blogs a fazerem a mesma partilha. Não querendo deixar passar mais tempo, neste silêncio de ingratidão, vou aqui citar as minhas cinco últimas leituras:

1 - Inês de Castro - Maria Pilar Queralt del Hierro
2 - Lavrar o Mar - Daniel Sampaio
3 - As pequenas memórias - José Saramago
4 - Juntando as letras - António Paiva
5 - Janela do Pensamento -António Paiva

Tal como me foi pedido, vou desafiar cinco companheiros destas caminhadas, a partilharem connosco as suas últimas cinco leituras:

afonso
menina do rio
coisas-do-burro
o alquimista
maria

Neste momento, vou ficar em dívida com o Afonso; mas, prometo-lhe que breve anotarei a sua proposta. Beijinho para ti, filho.

...até já...

segunda-feira, 11 de junho de 2007

AFECTOS ...

Ao passar os olhos pelas inúmeras fotografias que tirei, ao longo do ano, aos meus alunos, à minha Escola, a tudo que consigo se relaciona, tive uma vontade imensa de partilhar aquelas coisas simples com todos.
Foram momentos partilhados e de muita envolvência. Criei afectos, com estas pessoas, que jamais esquecerei. Pessoas simples, sinceras e amigas.
No final do ano, contrariando a minha vontade e segundo as "directrizes da DREC", partirei. Partirei, com todos eles no coração e, nunca esquecendo os momentos lindos que me proporcionaram, num momento tão delicado da minha vida.
Dedico, este meu novo espaço, a Estas Pessoas pois, foi pensando nelas que ele nasceu.
Vou "clicando" aquilo que me for apetecendo: trabalhos, momentos, ...
O meu mais profundo OBRIGADO às pessoas maravilhosas que este ano me acolheram.
Entretanto, irei, sempre, partilhando todas as Coisas Simples que, a mim, me fazem feliz.

domingo, 10 de junho de 2007

UMA NOITE DE EMOÇÕES ...


Tal como previsto, realizou-se na passada noite, a apresentação do novo livro do António. Para mim, que não tinha tido, ainda, o previlégio de o desfolhar, revelou-se uma verdadeira pérola recheada de momentos poéticos.
O serão foi rico em instantes de emotividade para o anfitrão que, naturalmente, foram passados aos presentes.
A apresentação teve a colaboração de duas pessoas: a Drª Conceição Campos, professora de Português, no liceu, do António e do Dr. Jaime Soares, Presidente da Câmara da terra do autor; foram espantosos na sua comunicação e, souberam mostrar lindamente, o Ser que é o António.

Foi uma noite linda em que o António estava rodeado daqueles que lhe eram queridos desde o tempo em que ele não passava do pequeno António "traquina e irreverente".

Parabéns, António e...

... até já...

sexta-feira, 8 de junho de 2007

MÃE ...


Mãe é saber ser ...

... confidente
... amiga
... conselheira
... companheira
... solidária
... discreta
... orgulhosa
... ouvinte
...
...
...
... porto de abrigo.

Mãe é...

... dizer, sempre, e, principalmente, nos momentos difíceis: EU ESTOU AQUI!!


Um beijinho terno

terça-feira, 5 de junho de 2007

É O RENASCER PARA A VIDA ...

Foto de Isabel Bastos (04/06/007)


Até já...